Brasilianos

 

 

 

 

PROFISSÃO: SOBREVIVENTE

 

 

Um olhar sobre os “heróis invisíveis”, que disfarçados de cidadãos, procuram com muito bom humor, uma maneira honesta e digna de ganhar a vida. É cada vez maior sua presença, como nova categoria econômica da sociedade contemporânea. Fruto do contexto competitivo, limitado e cruel no qual vivemos, onde a superação típica de nossa gente transforma a realidade.

 

Dura realidade. Principalmente para aqueles que têm de driblar, diariamente, a ausência de distribuição de renda, a falta de políticas públicas includentes, a baixa oferta de empregos formais e a exigência do mercado por mão de obra barata e especializada.

Sobrevivência é palavra de ordem, o nome e a única regra do jogo. A nós, outros, basta um fragmento de tempo e um certo “olhar” para reconhecer a poesia e apreciar a beleza, com que estes heróis anônimos e invisíveis, fazem de sua luta, a arte da própria existência.

São em essência, a síntese de um povo, a personificação de um tipo não idealizado, a materialização de um desejo: são brasileiros e não desistem nunca.

Essa música. de Hamilton de Holanda, do CD Brasilianos 2 – Hamilton de Holanda Quinteto, tem tudo a ver com a idéia desse post:  Paz, Paes


About this entry